Como preparar a sua consulta

Preparar a sua consulta, é um passo importante para garantir que, quando estiver com o seu médico, conseguirá abordar todas as questões necessárias.

Siga estes passos e aproveite ao máximo o tempo que dispõem com a sua equipa médica multidisciplinar!

 

1. Fale abertamente com o seu médico

Como se tem sentido? Algum dos seus sintomas piorou? Sente que o tratamento não está a ter os resultados esperados? Explicar todos estes aspetos é fundamental para ajudar a sua equipa médica a elaborar um plano de tratamento o mais adequado possível.

Antes da consulta, reflita sobre como se sente e de que modo a doença tem afetado o seu dia-a-dia, explique isso ao seu médico da forma mais precisa que conseguir.

 

2. Não tenha receio de perguntar

É importante que se sinta confortável com as recomendações do seu médico, por isso, sempre que lhe surgir uma dúvida, pergunte. Coloque todas as questões que achar necessárias, quer sejam sobre os aspetos clínicos, emocionais ou práticos da doença, tais como apoios e comparticipações.

 

Neste vídeo, o Dr. Miguel Oliveira Santos, neurologista, explica quais as perguntas mais importantes a fazer:

 

3. Traga consigo as suas informações médicas

Embora a maioria dos hospitais tenha acesso aos seus dados de forma eletrónica, leve sempre o seu cartão da pessoa com doença rara. Saiba mais

Elabore também uma lista de todos os medicamentos que esteja a tomar para não se esquecer de nenhum.

 

4. Tire notas no fim da consulta

No final da consulta, confirme que falou sobre todos os aspetos importantes e tome nota de todas as recomendações que o seu médico lhe der. Para terminar, faça uma lista dos assuntos ou questões que precisarão de ser discutidas nas suas próximas idas ao hospital.