Doenças Raras: A Psicologia Educacional
As Doenças Raras podem ter consequências psicológicas e sociais importantes, exigindo uma adaptação psicológica constante por parte de quem vive com a doença e da sua família.
Muitas vezes, o processo de adaptação começa desde a apresentação dos sintomas e continua durante todo o curso da doença, respondendo às alterações do estado de saúde da pessoa.1
Neste âmbito, a Psicologia Educacional tem um papel fundamental, pois procura compreender e apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, jovens e adultos.
Como é que o psicólogo educacional pode ajudar?
O psicólogo educacional deve favorecer a criação de espaços a fim de promover a saúde e o bem-estar de todos os que frequentam a instituição escolar e, a partir de estratégias de intervenção, deve proporcionar a diminuição de dificuldades no processo de adaptação escolar e de aprendizagem.2
A psicologia educacional na gestão das Doenças Raras
As situações de doença podem ter um impacto significativo na vida das pessoas que vivem com uma Doença Rara e da sua família. A psicologia educacional pode ajudar a lidar com questões emocionais, como ansiedade, depressão e stress, bem como dar suporte emocional e psicológico à criança, jovem/adulto e sua família. Além disso, o psicólogo pode fornecer estratégias para lidar com os desafios diários, desenvolvendo habilidades de resiliência e autoestima e ajudando a promover a adesão ao tratamento. A psicologia educacional também pode ajudar a lidar com os desafios sociais e educacionais que as crianças/jovens com doenças enfrentam, como o estigma, a discriminação e a exclusão social.3,4
Portanto, é essencial que as pessoas que vivem com uma Doença Rara tenham acesso a um psicólogo para ajudá-los a lidar com os desafios emocionais, sociais e educacionais que enfrentam e melhorar a sua qualidade de vida.3,4
Como é que um psicólogo educacional pode ajudar e em que áreas pode intervir? 5,6,7
1. Avaliação das necessidades educacionais: O psicólogo educacional pode avaliar as necessidades educacionais da criança/jovem e desenvolver um plano de suporte educacional personalizado para atender às suas necessidades específicas.
2. Aconselhamento: O psicólogo educacional pode fornecer aconselhamento e suporte emocional para ajudar a criança/jovem a lidar com o stress e a ansiedade associados às exigências educacionais.
3. Orientação escolar: O psicólogo educacional pode orientar a escola sobre as necessidades educacionais da criança/jovem e auxiliar no desenvolvimento de um plano de suporte educacional personalizado.
4. Intervenção comportamental: O psicólogo educacional pode ajudar a criança/jovem a desenvolver habilidades comportamentais e sociais para melhorar seu desempenho académico e sua interação social.
5. Treino de competências: O psicólogo educacional pode treinar a criança/jovem em competências específicas, como métodos de estudo, gestão de tempo e organização, para ajudá-la a ter sucesso na escola.
6. Aconselhamento familiar: O psicólogo educacional pode fornecer aconselhamento e suporte emocional à família da criança/jovem, ajudando a lidar com os desafios educacionais e emocionais associados à doença.
Em resumo, o psicólogo educacional pode ajudar a criança/jovem com uma Doença Rara a lidar com os desafios educacionais que podem surgir. Estes profissionais, para além do apoio emocional que prestam, são importantes na avaliação de necessidades educacionais, na orientação escolar, na intervenção comportamental e no treino de competências e ainda no aconselhamento familiar, para garantir que a criança/jovem recebe o suporte necessário para o seu sucesso escolar e pessoal.
Para obter mais informação sobre o acesso a um psicólogo educacional ou outra área de intervenção da psicologia, consulte:
https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/apoio_utente
https://eusinto.me/procurar-ajuda/procurar-ajuda/procurar-ajuda-de-um-psicolo-porque-e-como
Referências:
1 - Brotto A., Rosaneli C. Vulnerabilidades de cuidadores familiares de pacientes com doenças raras:revisão integrativa. 2021 (acedido a 23.06.2023).
2 - Santos, J., Gonçalves C. Psicologia Educacional: Importância do Psicólogo na Escola. 2016. (acedido a 23.06.2023).
3 - Catana, F., et al As doenças raras na escola: Uma inclusão pela literatura. 2014. (acedido a 23.06.2023).
4 - A importância dos Psicólogos Escolares e da Educação (Internet). Escola saudavelmente. 2017. (acedido a 23.06.2023).
5 - Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho da Direção-Geral de Saúde Acedido 23.06.2023 (acedido a 23.06.2023).
6 - Encontre uma saída - Um/a psicólogo/a pode ajudá-lo a encontrar uma saída (Internet). 2022. Disponívelem https://encontreumasaida.pt (acedido a 23.06.2023).
7 - As/Os psicólogas/os valorizam a educação e os contextos escolares. Ordem dos Psicólogos. 2017. (acedido a 23.06.2023).
MAT-PT-2300721-1.0 - julho de 2023