Glossário

 

Tiroglobulina (Tg)

Proteína produzida pela tiróide. É usada normalmente para produzir as hormonas tiroideias. 

Tiroidectomia

Cirurgia para remoção de toda (tiroidectomia total) ou de parte (lobectomia/tiroidectomia parcial) da tiróide.

Terapêutica de substituição de hormona tiroideia

Processo de administração de hormonas tiroideias na forma de comprimido, de modo a manter o metabolismo estável, quando os níveis de hormonas tiroideias naturalmente produzidas estão baixos. Estas hormonas podem incluir a tiroxina (T4), tomada uma vez por dia pela maioria das pessoas, ou a triiodotironina (T3), normalmente tomada duas ou três vezes por dia.

Hormona estimulante da tiróide (TSH)

Hormona produzida pela hipófise (ou glândula pituitária), que se encontra por baixo do cérebro. Esta hormona regula a tiróide, estimulando-a a absorver iodo e a produzir tiroglobulina (Tg).

Hormona estimulante da tiróide humana recombinante (rhTSH)

A TSH humana recombinante (rhTSH) é uma forma recombinante e altamente purificada da proteína TSH que é naturalmente produzida pela hipófise. A rhTSH é usada como alternativa à interrupção da toma de comprimidos de hormona tiroideia, durante a ablação e o acompanhamento pós-cirurgia em carcinomas da tiróide dos tipos papilar e folicular. É utilizada para evitar o hipotiroidismo.

Iodo radioativo

O iodo radioativo, administrado em cápsulas ou em estado líquido, é absorvido e armazenado pelas células tiroideias. O tratamento com iodo radioativo destrói o tecido da tiróide, mas não danifica outros tecidos do corpo.

Ablação por iodo radioativo

A ablação por iodo radioativo é radioterapia, em que se administra iodo radioativo para destruir o tecido tiroideu que não foi removido por cirurgia. 

Triiodotironina (T3)

Hormona que desempenha um papel vital na taxa de metabolismo, nas funções cardíaca e digestiva, no controlo muscular, no desenvolvimento cerebral e na manutenção da saúde óssea.  

Tiroxina ou tetraiodotironina (T4)

Hormona produzida pela tiróide. Controla o metabolismo e várias outras funções essenciais no corpo humano. 

Ecografia

Um tipo de exame do interior do corpo, que utiliza ondas de som de alta frequência. Ajuda a detectar eventuais estruturas anormais.  

Tomografia axial computorizada (TAC)

Uma TAC resulta do processamento, por computador, de várias imagens de raio-X tiradas de diferentes ângulos, de forma a produzir imagens transversais (tomografia) de áreas específicas da parte do corpo examinada. Permite ao médico “ver” o interior do corpo.

Carcinoma bem diferenciado da tiróide

Um nome colectivo para designar as duas formas mais comuns de carcinoma da tiróide – carcinoma papilar da tiróide e carcinoma folicular da tiróide.